menu1
menu2
A importância do controle de stress
Com a correria do dia a dia e sobrecarga de serviço muitas pessoas se dizem estressadas, ouvimos essa fala em vários contextos, seja no trabalho, na família, no contexto acadêmico, enfim muitas pessoas atualmente se dizem estressadas. Mas afinal o que é o stress?
Stress é uma reação do organismo que ocorre quando ele precisa lidar com situações que exijam um grande esforço emocional para serem superadas. Quanto maior a intensidade da situação, mais estressada a pessoa pode ficar.
O stress passa por quatro estágios, o primeiro chama-se estágio de alerta, o indivíduo produz adrenalina, ficando cheio de energia e vigor para lidar com a situação. Os sintomas físicos característicos durante esse período são: dor muscular, azia, irritabilidade sem causa aparente, sensibilidade excessiva, ansiedade, inquietação. Se o evento que nos causa stress não permanecer por muito tempo, sairemos desse período sem seqüelas.
Nem sempre o estressor desaparece rapidamente, e quando isso acontece surge o estágio de resistência, ou seja, quando tentamos resistir ao stress, apresentando dificuldades com a memória e muito cansaço. Porém, se nosso esforço for suficiente para lidar com determinada situação conseguimos sair desse processo.
O nosso organismo começa a ter seqüelas e sofre um colapso gradual quando não conseguimos resistir ou adaptar a alguns eventos. Sendo assim, entramos na fase de quase exaustão e aumentando a intensidade para fase de exaustão, apresentando cansaço mental, perda de memória imediata, apatia ou indiferença emocional, herpes, infecções ginecológicas, tumores, queda de cabelo, gastrite, úlcera, distúrbio na menstruação, desânimo, apatia frente à vida, crise de pânico, pressão alta, entre outros sintomas.
Sempre pensamos que o stress atrapalha o desenvolvimento nas atividades, isso é verdade quando o entramos na fase de resistência. Quando estamos na fase inicial o indivíduo consegue produzir e ser mais criativo.
Principalmente nos dias atuais é impossível não ficar estressado, porem o importante é conseguir aprender a como controlar o nível de stress e gerenciar a fase de alerta de modo eficiente Após uma situação de stress o organismo precisa entrar em equilíbrio para que se recupere. Se você conseguir entrar em equilíbrio após a fase de alerta não há problema você entrar novamente, pois, seu organismo conseguiu ter um repouso. No entanto, se não houver um período de recuperação doenças começam a ocorrer, pois, o organismo se esgota e o stress fica excessivo.
Caso você esteja passando por algum evento estressor, procure ajuda de um profissional capacitado. Um dos principais recursos é a terapia cognitiva que é uma forma de psicoterapia que trabalha com técnicas e estratégias eficazes no manejo do stress. Invista em você e em sua qualidade de vida!
Foto via: devianart
►Maria Fernanda Sperancin Palaro
Psicóloga – CRP 06/104875
www.facebook.com/MariaFernandaPsicologa
fernandapalaro@hotmail.com
Cel 19 99190.7919
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário