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Exemplos práticos da CNV
Foto via - ennil
Olá, hoje vou dar exemplos mais concretos das violências encobertas na linguagem. Junto já têm os exemplos de como seguir os 4 passos da Comunicação Não Violenta. Para ouvirmos com empatia e nos expressarmos com autenticidade. Facilitando a conexão verdadeira e cooperação por motivação positiva e não por obrigação, culpa, vergonha ou medo.
Somos violentos quando exigimos do outro que ele corresponda às nossas expectativas ou atenda nossas necessidades, sem demonstrar que temos consideração por seus sentimentos e por aquilo que é importante para cada pessoa. Isso está constantemente implícito na nossa linguagem, como nos exemplos a seguir:
Exemplo 1:
Julgamento: Você não está nem aí para mim!
Por trás desta fala a pessoa pode estar pedindo: consideração, cuidado, compreensão, atenção, apoio...
Respostas sem possibilidade de conexão
•Agredindo o outro: Ah! É você que não está!
Nesse caso, você demonstra que realmente não tem consideração e compreensão do que o outro está pedindo.
•Culpando a si mesmo: Me desculpa, eu não faço nada direito mesmo.
Nesse caso, você também não demonstra e a consideração que ele está pedindo e ainda pede que ele tenha consideração por você. Sobrecarrega a pessoa que está precisando de ajuda.
Resposta com conexão considerando as próprias necessidades:
Observação: Quando você diz que não estou nem aí para você
Sentimento: Eu fico magoada e frustrada
Necessidade: Consideração, compreensão e atenção também são importantes para mim.
Pedido: Quando eu faço almoço e jantar para você, acredito que estou te oferecendo consideração, cuidado e atenção. Como é isso para você?
Aqui você abre espaço para a conexão e mostra que está sim "aí para ele" e como você acredita que seu comportamento atenda as necessidades dele. Facilita que ele aprecie e valorize seu comportamento, também tenha consideração por você e diga se neste momento essa é a melhor forma de atendê-lo.
Resposta com conexão considerando as necessidades de quem falou:
Observação: Quando você diz que não estou nem aí para você
Sentimento: Percebo que você está triste e nervoso
Necessidade: por que não está tendo a compreensão e cuidado que gostaria
Pedido: O que posso fazer por você que demonstre o quanto é importante para mim?
Aqui você está conseguindo ver o outro por completo com compaixão, entendendo de verdade o que está por trás da fala dele. Provavelmente só com essa fala ele já se perceba atendido e se sinta amado e aliviado.
Exemplo 2:
Julgamento: Você nunca me ajuda! Sempre que eu chego em casa está essa bagunça! Estou careca de pedir para você no mínimo lavar a louça.
Comunicação que estimula a conexão e cooperação
Observação: Hoje eu cheguei em casa e vi a pia cheia de louça, igual a de ontem e anteontem.
Sentimento: Me sinto angustiada, desanimada e cansada
Necessidade: Para mim é importante ter tranquilidade e leveza quando chego do trabalho e quando pelo menos a pia está em ordem eu já fico mais leve.
Pedido: Você pode colaborar comigo?
Agora me conta, qual a chance de ter cooperação quando você julga o comportamento do outro? Mesmo que naquele caso ele corresponda com o que você quer, qual o gosto que essa pessoa vai ter em te atender? Que tipo de conexão vocês criaram?
É muito gostoso abrir espaço para uma conexão mais profunda e verdadeira, um grande alívio expressar com autenticidade e demonstrar para nós mesmos e para as pessoas como nos sentimos e dizermos aquilo que é importante para nós.
Se você deseja ver a si mesmo a aos outros de forma mais completa, quer promover cooperação e compaixão. Venha participar do grupo ou do treinamento Comunicação Para Fortalecer Vínculos - Aprimore sua Comunicação e Transforme seus Relacionamentos! Será um grande prazer te receber!
Um abraço com carinho,
Dani Putnoki
►Dani Putnoki
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