Ter escolha é algo muito importante para todo ser humano. Quando nos vemos sem escolha, ficamos desesperados, pode vir também uma sensação de impotência, que nos deixa desanimados e irritados. Nossas palavras e comportamentos podem se tornar agressivos/exigentes tanto conosco, quanto com as pessoas que estiverem ao nosso redor.
Muitas vezes não estamos conscientes de onde começou toda essa situação desagradável e pode ter vindo de questões simples, que estão ocultas em nossa linguagem. Assim como nos exemplos abaixo.
►Dani Putnoki
Linguagem sem escolhas:
1. Comecei a fumar porque todos meus amigos fumavam.
OBS: Como confiar em si e receber confiança dos outros quando não se entende os próprios motivos ao escolher fazer o que os outros fazem?
2. Limpei minha casa porque tive que fazer.
OBS: Parece que esta pessoa está fadada a limpar a casa, é uma obrigação eterna.
3. Detesto meu trabalho, mas vou porque sou chefe de família.
OBS: Também parece que esta pessoa está fadada a se sacrificar pela família. Muito provável que ao chegar em casa se sinta estressada, que seja difícil para ela curtir a parte boa de amor e união familiar.
Quando trocamos a linguagem da falta de escolha, pela linguagem da escolha. O mundo começa a se abrir e podemos dar o primeiro passo para modificar aquilo que estava nos incomodando, nos sentirmos mais leves e livres para aproveitar a vida.
Linguagem da Escolha para os mesmo exemplos:
1. Comecei a fumar porque queria continuar pertencendo ao grupo.
Como todos os amigos começaram a fumar, houve uma preocupação em se perceber excluído do grupo e se sentir solitário.
2. Limpei minha casa porque eu gosto de ver ela limpa, cuidada e organizada.
Se estiver muito pesado limpar a casa sozinha, esta pessoa agora tem mais facilidade de descobrir uma estratégia que deixe mais leve a atividade. Inclusive de pedir (sem exigir) colaboração de outras pessoas.
3. Detesto meu trabalho, mas vou porque para mim, é importante oferecer conforto, segurança e lazer para minha família (que vem através do salário do meu trabalho).
A partir de agora ela tem muito mais chance de escolher e planejar mudanças como de emprego/empresa, ou de curtir a família, do que no exemplo em que se via obrigada a trabalhar e ponto.
Acho incrível como mudanças tão simples na linguagem podem modificar a percepção de nós e do que está ao nosso redor. Como de repente algo que parecia obrigatório, se torna uma escolha e nos dá a chance de agir de acordo com o que nos motiva positivamente. Traz mais leveza e prazer para nossas relações em casa, no trabalho, com os amigos, etc.
Estes são alguns exemplos, existem muitos outros dentro de cada pessoa. Se você tiver vontade de compartilhar suas dificuldades e facilidades de escolhas e conhecer as de outras pessoas; deseja transformar as obrigações em escolhas; promover mais cooperação e tranquilidade na sua vida e das pessoas com quem convive, seja bem vindo no grupo Comunicação para Fortalecer Vínculos - Aprimore sua Comunicação e Transforme seus Relacionamentos.
Qualquer dúvida ou vontade de compartilhar algo em particular, me procure em algum dos meus contatos. Será um prazer falar com você!
Um abraço com carinho,
Dani Putnoki
Nenhum comentário:
Postar um comentário