menu1

menu2

É possível parar de julgar?

às


Bom! Julgar é uma habilidade que temos e que nos é útil! Mas na maior parte do tempo estamos usando de maneira prejudicial à nós e aos outros.

O que nós podemos é aprender a reconhecer o que está por trás do que foi emitido como um julgamento, nossos pensamentos, sentimentos e vontades que ficam ignorados dentro de nós.

Por exemplo, se eu emito o seguinte julgamento: "Você é muito bagunceiro! Arruma logo esse quarto!"

Posso estar me sentindo irritada, aflita, frustrada, chateada e etc. Por que Minha Vontade era de ter mais ordem, organização e comprometimento.

Ou seja, percebo que não é o outro ou comportamento dele que é errado. Como está implícito no julgamento. É a minha vontade que não está sendo atendida e por isso tenho sentimentos e pensamentos de incômodo.

Aprendo a entender e separar o que estou querendo, sentindo e pensando e posso comunicar isso para a pessoa a quem eu estaria julgando.

Poderia dizer: estou vendo o seu quarto bagunçado desde ontem e fiquei irritada e frustrada, pois para mim é importante que tivesse a ordem que combinamos. Estava nos seus planos cumprir o combinado?

A segunda forma de comunicação é muito mais convidativa e menos agressiva. Abre espaço para compreender o motivo do outro ainda não ter arruado. É também muito mais fácil de ter a ordem e comprometimento atendidos com boa vontade genuína, do que quando o julgamento é emitido, que além da má vontade do outro atender (se ele fizer) pode também prejudicar a autoestima dele, aumentando ainda mais a frustração de ambas as partes.

Lindo, né? É tão gostoso comunicar desse lugar verdadeiro conosco e com o outro.

É possível para todos!

Se você quer aprender a ver e separar seus julgamentos prejudiciais.Quer ouvir seus pensamentos, sentimentos e vontades. Mais que isso....quer aprender a comunicar tudo isso!

Vem comigo, que esse é meu amado trabalho! ✨💛✨

Daniele de Souza Putnoki
Cel/whatsapp: 19 988882081
Email: daniputnoki@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário