Pseudo Sentimentos são palavras que usamos corriqueiramente como se fossem sentimentos, mas que na verdade não expressam um real estado emocional.
Por exemplo, quando eu digo me sinto rejeitada. Não estou expressando um estado emocional meu, estou dizendo que interpreto o comportamento do outro como rejeição.
Outros exemplos: me sinto ignorado, mal interpretado, incompreendido, menosprezado, manipulado, provocado, abandonado, usado, sobrecarregado... enfim são muitos Pseudo Sentimentos.
O problema de não expressarmos claramente nosso estado emocional é que não nos conectamos conosco, não entendemos o que está acontecendo dentro de nós. Continuamos culpando o outro ou a nós mesmos por nosso mal estar, sem uma solução eficaz para nos cuidar. Ficamos estagnados no mesmo ponto, aumentando nosso próprio desconforto.
Uma dica para essas situações é se perguntar:
Quando eu me vejo rejeitado, eu me sinto? Descrever seu estado emocional real: triste, magoado, com raiva, irritado, chateado, nervoso, culpado, zangado...
Só essa clareza e conexão mais verdadeira e profunda com você, já vai te dar um alívio.
Então você pode se perguntar: o que eu quero agora que pode me ajudar? As respostas são diversas: um carinho, uma conversa, um passeio, uma companhia, um sorvete, um descanso, um abraço...
Então você pode agir de acordo com o que quer, pode expressar o que quer e transformar seu estado emocional, para: alegre, tranquilo, equilibrado, bem humorado, pleno, radiante, seguro, satisfeito, realizado...
Gostoso, né?
Se você quiser mais clareza e conexão com seus estados emocionais, eu posso enviar no seu e-mail uma lista para aumentar seu vocabulário de sentimentos/emoções/sensações. Também te conto como meu trabalho pode te ajudar a se comunicar melhor e ter relacionamentos mais pacíficos e amorosos!
Entre em contato comigo pelos canais:
Fb/Insta: Daniele de Souza Putnoki
Cel/WhatsApp: 19 98888 2081
E-mail: daniputnoki@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário