menu1

menu2

Eu sinto inveja (e ela não é uma vilã!)

às




Quando ouço frases do tipo: "fulano/a fez isso porque está com inveja"..."ah ele/a está assim porque está com inveja"... eu sinto um calafrio e entendo como falta de compaixão e até um desrespeito com a dor do outro (pois essa dor é minha também)

De tanto ouvir esse tipo de frase de pessoas importantes para mim, cada vez que senti inveja, fiz de tudo para esconder de mim mesma, para ignorar e rejeitar minha dor (que é ignorar uma parte de mim), me julguei como errada por algo que é natural (sentir). O que aumentava ainda mais minha dor, pois me desconectava de mim... e além de já estar com um monte de sensações desagradáveis, ainda estava me punindo com julgamentos e me esforçando para que ninguém descobrisse que eu tenho esse "tipo" de sentimentos (inclusive é um alívio compartilhar que sinto inveja, deixar que vejam partes de mim que um dia eu já quis esconder).

Ter aceitado esse sentimento e permitido que ele fluísse por mim sem julgá-lo, significou aceitar e amar mais uma parte de mim... E sabe o que mais? Tornou todas as sensações que acompanham esses sentimentos muito menos desagradáveis e fáceis de lidar, inclusive do jeito que mais gosto: com humor, rindo comigo mesma!

Permitiu que eu me ouvisse com mais profundidade: o que esses sentimentos querem me dizer? Que estou me dando pouca atenção, que estou olhando mais para os outros do que para mim mesma, que estou tirando o foco do que é mais interessante para mim, valorizando aparências e não o que de fato é importante para mim, que não estou reconhecendo meu próprio valor.

Acredito que ao sentirmos inveja temos três possibilidades de reação:
- Desvalorizar a pessoa que tem aquilo que eu quero (seja uma habilidade, uma característica física/emocional/intelectual/espiritual, uma realização social/financeira/profissional, etc)

- Me colocar para baixo através da comparação (acreditar que nunca vou ter aquilo que quero e vejo no outro) e continuar no ciclo vicioso de desconexão comigo, de falta de escuta...(que era o qual mais acontecia comigo)

- Admirar o outro e agradecer por perceber que eu quero desenvolver mais essa habilidade que vi nele, quero cuidar mais de mim, quero me realizar mais em uma determinada área. O espelho que ele foi, pois o que vejo no outro também existe em mim.

Ao ouvir o que a inveja tem para me dizer, além de todos os ganhos internos que citei, me abre junto um leque de possibilidades, posso escolher atitudes construtivas. Sair do ciclo vicioso de me colocar para baixo e minar a estima por mim, para criar o ciclo virtuoso de cuidado comigo e com o outro, expandir a conexão e o amor próprio assim como amor pelo outro.

Se quiser me contar se esse relato contribuiu com você ou compartilhar algo mais íntimo sobre sua relação com inveja pode conectar comigo através da página Sintonia no facebook. 

Beijos com carinho

Dani Putnoki

Nenhum comentário:

Postar um comentário