menu1

menu2

O desconforto de falar Não para os que estão "acima" de nós

às





Esse é o segundo texto da Série Limites. Escrito por duas terapeutas aqui do Espaço Iris, Carolina Corsi e Daniele Putnoki. Nós duas começamos a observar situações de nossas vidas que nos convidavam a conhecer e expressar nossos limites. Assim fomos mapeando nossas descobertas pessoais e resolvemos compartilhar por aqui. 

O primeiro texto "Fale Não, quando quiser falar Não" contamos dos motivos interiores que nos dificultavam expressar nossos limites. Percebemos que o desafio foi um pouco maior quando o Não era para um pedido que vinha de pessoas que víamos como "acima" de nós. Que são pessoas em hierarquia mais alta na família, no trabalho ou ainda pessoas que admiramos por algum aspecto como sabedoria, trajetória de vida, qualidades espirituais, emocionais, morais, intelectuais... pessoas que vemos como mestres.

O desconforto de falar Não, tinha duas raízes:

1. Os mesmos de falar não para outras pessoas, mas com um medo mais intenso de ver o outro magoado, triste, decepcionado, desapontado, etc. Ficou mais pesado também o medo de parecer ingrata, ser incompreendida, desaprovada, não aceita por essas pessoas.


2. Dá vontade de dizer Sim para demonstrar reconhecimento, lealdade, respeito, afeto, gratidão e honrar essas pessoas por terem a qualidade que admiramos, por terem vindo antes de nós e abrirem nossos caminhos.
Observar nossos limites revelou o oposto do que os medos apontavam. Veio mais proximidade, verdade, igualdade e liberdade na relação, nos sentimos mais dignas de estar perto das pessoas que admiramos. Também nos permitiu dizer o Não que precisávamos em paz, sem culpa, nem agressividade. 


As experiências nos mostram a profunda importância de comunicar o Não quando ele for nossa verdade. É com ele que estamos honrando e realmente respeitando a nós mesmos e todos ao nosso redor, incluindo os que estão "acima" de nós. 

Queremos apoiar mais pessoas que também estejam buscando mais liberdade e autenticidade em suas relações.

Se você gostou desse conteúdo e sabe que ele pode ser útil para outras pessoas, compartilhe.
 

Se quiser falar com uma de nós e agendar um horário, entre em contato.


Carolina Corsi é terapeuta holística, faz atendimentos presenciais no Espaço Íris e também atende online com a Emotional Freeedom Techniques que favorece o desbloqueio energético e emocional.
Contato: 11 999092778

Daniele Putnoki é idealizadora do Sintonia, faz atendimentos e facilita cursos propondo um novo de caminho de Comunicação (Falar e Escutar), para que possamos valorizar e ser valorizados em todos tipos de relacionamentos.
Contato: 19 988882081

Nenhum comentário:

Postar um comentário