São tantos os benefícios desta especiaria que há muito encanta povos inteiros. E nem estou falando sobre o uso gastronômico que já é bem conhecido, é o uso medicinal que chama a atenção.
Sabe-se que está no mercado europeu desde o século IV, quando foi trazido por árabes. Não é pra menos, os chineses já a utilizavam a mais de mil anos, acreditando no seu poder anti-séptico e afrodisíaco. Ela é originária da Indonésia, desde então, a lista de benefícios vai longe...
- Alivia dores de dente.
- Indicado para gases e refrescam o hálito.
- Bom para tosse, espasmos musculares e memória.
- Tonico geral- Os cravos têm sido usados há milhares de anos, como medicamento para quase todas as doenças.
- Para dores de garganta, sendo usado em gargarejos. Também pode ser usada em casos de cáries, mau hálito ou inchaço nas gengivas.
- É expectorante natural, elimina mucos e fluidos que congestionam o sistema respiratório.
- Para dor de ouvido, pingar algumas gotas do óleo de cravo aquecido.
- Devido a ação anti-fúngica combate frieiras, micoses nas unhas, pé-de-atleta, feridas, inchaços, contusões, picadas de insetos e cortes.
- Digestão - Alivia indisposições do trato digestivo, como gases, inchaço,diarreia e cólica. Os cravos refrescam o hálito.
- O cravo melhora a circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico, regula a temperatura corporal, acelera o metabolismo e purifica o sangue.
- Memória - estimulantes da mente e do corpo, os cravos têm o poder de melhorar a memória.
- Infecções virais- Suas propriedades antissépticas os tornam úteis no tratamento de infecções como gripes, disenteria, malária e tuberculose, além de parasitas como sarna.
- Gravidez – tem sido usada para preparar as mulheres para o parto . Os cravos estimulam e aumentam as contrações da musculatura uterina. Também é usado como afrodisíaco na Índia.
- Cravo-da-índia é “o melhor oxidante natural” sendo uma opção viável para industria alimentar .
- O cravo tem capacidade de reduzir os níveis de ferro.Muitas pessoas sofrem de excesso de ferro no sangue e desenvolvem hemocromatose. Esta doença pode provocar artrite, função hepática anormal, diabetes.
Texto baseado na participação quinzenal
da Aurea Hokama na Rádio Comunitária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário